Valter Santos, Diretor de Serviços

1 de jul de 20202 min

Animação Sociocultural em tempos de Pandemia

O que é a Animação Sociocultural?

A animação consiste na ocupação dos indivíduos através de atividades culturais, educativas, económicas e sociais, consoante as suas necessidades e gostos. Ainda dentro destas, encontram-se as atividades artísticas e lúdicas.

Qual a importância da animação nos idosos?

Os idosos também têm a necessidade de ter atividades recreativas, conforme as suas capacidades, na medida em que, se torna um estímulo mental, físico e afectivo. É de salientar, que se pretende facilitar a participação e muitas vezes a reactivação do papel da pessoa idosa na sociedade, através da animação sociocultural.

Porque existe animação sociocultural nos lares?
 

A institucionalização, na maioria dos casos, é um processo de transição difícil e moroso

para os idosos, que por conseguinte, acarreta perdas bastante significativas. É aqui que entra a animação sociocultural, que vem compensar estas perdas, através das diversas atividades que são proporcionadas aos idosos e que valorizam as suas capacidades, competências, saberes e cultura, aumentando assim a sua auto-estima e confiança.


 
Um estudo realizado na escola superior de saúde de Bragança em 2007 refere que os utentes institucionalizados são mais infelizes em lares que não possuem um animador sociocultural. Mas também é necessário que o idoso sinta autonomia para realizar as suas AVD´s, ter uma relação familiar próxima, e realizar atividades lúdicas e recreativas constantes.
 

 
O sucesso da animação, assim como, o aumento da qualidade de vida dos idosos institucionalizados, deve-se ao facto do animador ser o mediador entre o sénior e as atividades adequadas a cada um.

Qual é o contributo da animação em tempos de pandemia?

Nesta altura em que o distanciamento social é rei, o papel da animação sociocultural torna-se ainda mais importante nas instituições, local em que os idosos se encontram confinados há três meses e meio, e onde só tem convivido com os funcionários.
 

 
Embora, se tenham retomado as visitas, não são realizadas da forma que os utentes desejariam, pois são "agentes de transmissão" de muitos afectos e para muitos deles não faz sentido verem as suas famílias à distância e com máscaras.


 
Com a animação sociocultural pretende-se ocupar os seniores de forma a tornar estes tempos mais fáceis de tolerar e a amenizar os pensamentos de medo e incerteza que se vivem.


 
Contudo, as atividades que se realizam, muitas delas continuam a obedecer ao plano de

atividades, mas também são realizadas algumas que proporcionam mais momentos de afecto, que os seniores tanto gostam e tanta falta sentem.
 


 
Nadja Murteira, Animadora Sociocultural da Misericórdia de Vila Alva

    1190
    4